terça-feira, 19 de junho de 2012

Afasta-se dos mosquitos com telas nas janelas


O conforto do ambiente é imprescindível. Nada mais incômodo do que aqueles insetos indesejáveis que entram pelas frestas das janelas e passam a sobrevoar os cômodos.
Pensando no conforto dos lares, a Weiku criou uma linha completa de telas mosquiteiras que formam uma barreira protetora contra os insetos.





As telas Weiku são quase que imperceptíveis. A malha de fibra de vidro revestida de PVC garante alta transparência e ventilação, não interferindo, portanto, na decoração do ambiente.
Feitas sob medida, podem ser facilmente adaptadas em qualquer esquadria já instalada, porém, sendo antes necessária a análise de um técnico da Weiku.




quinta-feira, 14 de junho de 2012

Casas sustentáveis


 Segundo o portal IG, eficiência energética, uso racional da água, preferência por materiais ecologicamente corretos e preservação ambiental estão entre os principais fatores que definem uma casa sustentável, conceito que vem se difundindo no Brasil principalmente nos últimos anos.



As construções que recebem o selo LEED, como é chamado, seguem rigorosas regras no que diz respeito a cinco pilares: implantação sustentável, energia e atmosfera, consumo eficiente de água, materiais e recursos, e qualidade interna do ambiente. Entre os artigos que compõem essa lista, estão o PVC, por exemplo.



Outra importante ferramenta de avaliação dos critérios de sustentabilidade é a AQUA (Alta Qualidade Ambiental), emitida pela Fundação Vanzolini para certificar construções que estejam de acordo com determinados padrões de impacto ambiental e eficiência energética.

Mais específicos, o Procel Edifica (da Eletrobrás, voltado para a eficiência energética das edificações e o conforto ambiental) e o CEPE (Conselho Europeu das Indústrias de Pintura, que distingue as chamadas tintas ecológicas), também têm impulsionado o desenvolvimento da construção sustentável no país. 

quarta-feira, 6 de junho de 2012

O uso do PVC na medicina e a evolução ao longo das décadas


O PVC é um produto versátil, que tem ganhado espaço na construção civil, mas há muitos anos vêm sendo utilizado também na medicina. Conheça a evolução ao longo das décadas.

Anos 40 – O PVC começa a ser utilizado na área médica, introduzindo os materiais descartáveis e diminuindo as infecções em ambientes hospitalares. O vidro, o aço e outros materiais começam a dar lugar ao PVC na fabricação de seringas, recipientes para soro e sangue, entre outros.

Anos 50 – Com o início das cirurgias cardíacas, novas tecnologias foram desenvolvidas para atender as necessidades da medicina, mesma época em que o PVC foi introduzido em larga escala, com a chegada dos materiais descartáveis ou de uso único.

Anos 60 – Surgem os catéteres de termodiluição à base de PVC para monitoramento hemodinâmico, permitindo obter informações mais precisas dos pacientes com problemas cardíacos ou em estado grave. Também nesta década, são introduzidas as bolsas de sangue em PVC, que facilitam o acondicionamento durante a coleta, o processamento durante a centrifugação e aumentam a resistência a baixas temperaturas, evitando inconvenientes como microrrachaduras.

Anos 70 – No início desta década, o FDA (Food and Drug Administration), rigorosa agência norte-americana de controle para alimentos e medicamentos, aprovou definitivamente a utilização de PVC na produção de recipientes para soluções intravenosas.

Anos 80 – Nesta década foram introduzidos os reservatórios de PVC de sangue venoso do sistema fechado de oxigenação artificial para o sistema de circulação extracorpórea, ainda hoje utilizados nos EUA e Europa, reduzindo as ocorrências de infecção nos centros cirúrgicos.

Anos 90 – Avançam os estudos para o desenvolvimento do "coração artificial total", onde o sistema de conexões e o revestimento das câmaras são fabricados em PVC em função de suas propriedades.

Ano 2002 – Cobaia de PVC. A evolução da microcirurgia com redução do uso de animais. Desenvolvida para substituir o uso de animais vivos - ratos e camundongos - em treinamentos e experimentos laboratoriais, a cobaia de PVC contribui significativamente para a evolução das técnicas de microcirurgia. Idêntica a um rato de verdade, tanto no aspecto externo (aparência e textura) quanto no aspecto interno (coração, rins, fígado, jugular, veias e artérias, entre outros), a cobaia de PVC é uma alternativa de sucesso. Seu uso na área biológica é um marco nos posicionamentos éticos e já conquistou a comunidade científica mundial.
Fonte: Instituto do PVC