sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Inspiração: formas geométricas

Além dos filmes, revistas e fotografias de diversos projetos, a inspiração para a construção ou decoração da sua casa pode estar em elementos do seu dia a dia. As formas geométricas são um ótimo exemplo. Elas também estão presentes na arquitetura.

Linhas retas, retângulos e quadrados

Estes são vistos com frequência em projetos de estilo contemporâneo. Quem aposta em modernidade busca dar amplitude às residências com estas formas. É também uma aposta do minimalismo, que segue a linha do “menos é mais”.

No projeto da arquiteta Fabiane Maiochi, as linhas retas predominam. Aplicado do portão de entrada ao teto, o estilo moderno é o preferido da profissional.
Triângulos

Essa forma é muito comum em telhados de casas com estilo mais clássico. É combinada, muitas vezes, com o pinázio, estilo de janelas que faz sucesso desde os anos 1950. Além disso, formas arredondadas tanto nos perfis das janelas quanto nas portas completam o design.

Triângulos no telhado janelas de diversos tamanhos foram a escolha para esta residência.
Formatos arredondados

Estas formas também estão em diversos estilos. Nos projetos clássicos, costumam aparecer em formatos menores, como nas  janelas ou nos jardins de inverno.
Já em obras que buscam um estilo contemporâneo, estão na própria construção, inovando já na parte estrutural das residências.

Nesta casa à beira mar, a forma curva foi inspirada n as ondas do mar
Diversas formas em um só ambiente

Unir diversos formatos e elementos, na dose certa, deixam o ambiente moderno e encantador. Neste caso, a madeira e o reflexo da piscina deram um toque ainda mais especial ao círculo, quadrados e retângulos presentes.


União de formatos é o destaque dessa área externa, que une diversos estilos e elementos.

Casa de Cinema: E o vento Levou

Considerado um clássico do cinema, o longa E o Vento Levou atravessa gerações e ainda encanta muita gente. Rodado na década de 1930 foi a primeira produção a cores a ganhar o Oscar de Melhor Filme.


Além de revelar talentos como a protagonista Vivien Leigh, E O Vento Levou  também teve influência na arquitetura. A mansão que serviu de cenário para o filme conquistou pelo estilo imponente as enormes colunas e as grandes janelas.
Muitas residências, ainda hoje, são inspiradas em elementos utilizados no projeto. E é possível aliar a modernidade com o clássico da mansão. As grandes colunas, combinadas com inúmeras janelas (que agora já contam com isolamento térmico e acústico) deixam a residência imponente.


Para quem gosta do estilo clássico, as janelas são um elemento fundamental na decoração. Combinadas com madeira, como eram as do longa, são uma ótima opção.



E você, já escolheu sua casa de cinema preferida?

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Isolamento acústico garante melhores condições de ensino para alunos da escola Olavo Bilac, em Pomerode

Parcerias entre o ensino público e empresas privadas podem render ótimos frutos para a melhoria da educação brasileira. Prova disso é a tranquilidade que a psicopedagoga Iris Borchardt, da Escola Básica Municipal Olavo Bilac, de Pomerode, alcançou durante as aulas após a instalação de uma janela e uma porta com isolamento acústico em sua sala. Tanto o material quanto a instalação foram uma ação da Weiku do Brasil, que também fica localizada na cidade.

“Eu trabalho com alunos que apresentam necessidades educativas especiais, e como a sala está situada em área de grande movimentação, o barulho das brincadeiras e o intervalo das aulas acabavam atrapalhando a concentração e o bom desenvolvimento das atividades, deixando inclusive os alunos agitados e até mesmo agressivos. Com o isolamento acústico ficou muito mais fácil trabalhar com estas crianças que já tem uma dificuldade maior de aprendizado", conta Iris.

A psicopedagoga avalia ainda a importância deste tipo de parceria. "Os recursos destinados pelo município nem sempre suprem a necessidade de investimentos com esta especificidade e, portanto, parcerias com empresas são fantásticas, sendo a Weiku precursora em efetuar doações relevantes. Essa atitude auxilia não só na melhoria da estrutura, mas também no ensino”, explica.

O gerente de marketing da Weiku, Michael Lochner, explica que a empresa busca apoiar o desenvolvimento da comunidade em que está inserida. “Acreditamos que temos um papel social a cumprir, auxiliando os bons projetos e ações locais. A escola Olavo Bilac cumpre uma missão fundamental na educação do município e é nosso dever incentivá-la quanto a isso”, explica.

Esta é a segunda vez que a empresa doa peças de sua produção para a instituição. Anteriormente, a Weiku doou duas portas, que foram utilizadas em outras salas.

Weiku do Brasil doou janela e porta para a Escola Básica Municipal Olavo Bilac, de Pomerode
Clique para ver maior | Imagem: Divulgação

A psicopedagoga Iris Borchardt ganhou mais tranquilidade para a aulas com o isolamento acústico proporcionado pelas peças
Clique para ver maior | Imagem: Divulgação

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Clássico e moderno se fundem em projeto da arquiteta e urbanista Shyarra Roberta Robl Becker

Conhecida como a "Casa das Rosas Vermelhas", a residência que fica no centro de São Bento do Sul (SC) se entrelaça com a história da cidade, colonizada por alemães. Com traços bem definidos que agregam em um único projeto tijolos à vista, madeira e alvenaria, a edificação da década de 1930 passou recentemente por uma ampliação, reforma e revitalização. Agora, itens modernos contrastam com o clássico e deixaram ainda mais evidentes a arquitetura colonial, com elementos únicos.

As rosas, centenárias, foram valorizadas após a inserção de treliças com estilo antigo, mas de material moderno, que garante uma manutenção mais prática. “Sou apaixonada pelo antigo, pela história das cidades, mas hoje prefiro utilizar uma mescla de rústico e moderno na maioria dos projetos, o que os torna contemporâneos, mas aconchegantes, acolhedores”, explica a arquiteta e urbanista Shyarra Roberta Robl Becker, responsável pelo projeto. 

A casa, que abriga o escritório da profissional, não foi escolhida por acaso. Além de toda a história que carrega pelo tempo de existência, a residência já pertenceu à família da arquiteta. “Os avós do meu marido foram os únicos moradores da casa. Somente agora, nas pesquisas para essa entrevista, descobrimos mais um detalhe interessante: o terreno antigamente já pertenceu ao meu tio-bisavô”, lembra.

Clássico e moderno alinhados
O local manteve traços originais, como o pinázio, mas apostou em janelas modernas. As peças, fabricadas pela Weiku do Brasil, também garantem isolamento térmico e acústico aos ambientes. “Conseguimos manter o estilo das aberturas, sem interferir na dimensão e estética das janelas antigas, mantendo inclusive os pinázios, como era o design original da época. Além disso, priorizamos os quesitos térmico e principalmente acústico, pois em um escritório de arquitetura e criação em pleno centro, precisamos desse diferencial”, explica Shyarra.

As janelas da Weiku do Brasil, que também são utilizadas pela Casa Rara em projetos de clientes, contrastam com o piso de madeira do interior da casa e com as colunas da varanda, típicas de residências com traços germânicos. As arandelas, responsáveis pela iluminação do ambiente externo deixam ainda mais claro o charme da residência, que possui 220 metros quadrados, dos quais 70 metros quadrados são da ampliação recente.

Sobre a arquiteta
Shyarra Roberta Robl Becker formou-se na Unerj /Jaraguá do Sul (SC) em 2002. Pós-graduada também pela PUC em Design de Mobiliário. Em 2004 inaugurou a Casa Rara Arquitetura, que conta com sede própria em São Bento do Sul (SC). Realiza, principalmente, projetos arquitetônicos residenciais, e ainda comerciais e industriais, bem como projetos de interiores, lojas e escritórios. Reformas e revitalizações também estão no portfólio da profissional, que conta com mais de 800 concepções executadas.

 Clique para ver maior | Imagem: Acervo Histórioo Municipal


 Residência da década de 1920 passou por revitalização e manteve os traços originais integrados a produtos modernos
Clique para ver maior | Imagem: Joicy Zschoerper

Janelas da Weiku do Brasil garantem isolameto térmico e acústico sem interferir na arquitetura original do projeto
Clique para ver maior | Imagem: Joicy Zschoerper

Itens clássicos compõem o projeto, que buscou manter as características originais da residência de 1920
Clique para ver maior | Imagem: Joicy Zschoerper

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Inspirações: piscinas (a hora é agora!)

O frio ainda predomina no nosso dia a dia, mas quem quer adaptar a casa para receber uma piscina no verão deve correr. O momento de buscar os fornecedores para montar o espaço para que ele seja aproveitado durante todo o verão é agora.

E uma das coisas mais importantes para quem planeja é a relação com a área interna da casa. Mesmo quando o frio não permite um mergulho, pensar em estratégias para que a piscina fique visível o ano todo pode ser uma saída para trazer amplitude para o ambiente e mais calma para quem está nele.

Olha só alguns projetos inspiradores que utilizam as janelas e portas da Weiku do Brasil para fazer essa ligação entre o exterior e o interior das residências!

A piscina e a casa se confundem nesse projeto de tirar o fôlego. O bacana é que, além da relação entre a piscina e a casa, há também uma proximidade muito grande com a natureza representada pelas árvores e palmeiras próximas à construção. 

Neste projeto, além de ligar a área interna e externa da casa, as janelas e portas da Weiku permitem que a piscina seja usada o ano todo. Repare que, em cima da água, fica uma área de vidro que permite a entrada do sol. Demais, né?
Não é porque o projeto abusa das linhas retas que a relação com a água é prejudicada. Neste projeto, a piscina segue a mesma inspiração da casa e as portas de PVC tem três características: liga as áreas externa e interna, possibilita a visibilidade para quem está dentro da casa e ainda bloqueia a entrada do sol, já que possui película. 

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Inspiração: local de trabalho e de aconchego

Ao marcar uma visita ao arquiteto, você sempre imagina um espaço bonito e agradável. Mas Val Araújo foi muito além de uma sala com objetos de design. Criou um estúdio em que os clientes podem conhecer os itens e aplicações de mais de 30 empresas parceiras, além de serem atendidos conforme o seu desejo: degustando um café numa sala com lareira, numa sala de reuniões cheia de referências ou ainda num deck ao ar livre, ouvindo uma fonte de água.

Separamos algumas imagens desse projeto de tirar o fôlego:

Poderia ser a sala da sua casa, não é? É aqui que Val Araújo recebe os clientes para conversas mais informais. Ao fundo, uma lareira para os dias mais frios e várias referências de materiais naturais. Este espaço também mostra que é possível, sim, aproveitar todos os locais de uma construção, até embaixo de uma escada. 

Logo na entrada, os clientes já se deparam com a beleza da iluminação natural. Este espaço recebe luz solar por conta de uma grande janela que toma a construção até o teto. Esse é um dos benefícios da utilização dos perfis da Weiku: não há limite de tamanho para o seu projeto. 

Esta sala de reunião é sonho de consumo de muita gente, não é? Contato com o ambiente externo e natural, obras de arte na parede e materiais como aparentes lindíssimos. Inspiração não falta!